quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: ÁS DE ESPADAS

Elemento Ar    (Ar  do Ar)
Signo do Arcano Gêmeos
Temperamento Colérico (bílis amarela)
Cabala Kether (coroa) em Yetzirah (formação)
Tetragramaton Vau  (o Verbo, o intelecto)
Lua Crescente (expansivo)
Arcano Maior I , O Mago (arcano correspondente)
I Ching Sun:  o ar, o vento, dissolução
Elemento Alquímico Mercúrio, a matéria mental
Pedra Ametista (meditação)
Numerologia 1 (um),  energia criativa
Fase da Vida Juventude
Dia da Semana quarta-feira,  regência de Mercúrio
Ano 2010  (=3),  regência de Vênus
Período Peixes
Era Aquário,  regência de Urano

     michelangelo_criacao-de-adao-capela_sixtina Quem ainda não parou, extasiado com a beleza e a força dos afrescos no teto da Capela Sistina, feita por Michelangelo Buonarroti?  E, em especial, a que  representa a criação do homem? Acredito seja uma das obras de arte mais fotografada, divulgada e utilizada pela mídia. Mesmo assim, ela não perde o seu poder expressivo traduzindo, perfeitamente, o potencial criativo do intelecto, da vontade.

   criação de adão 2   A imagem sugere a Mente Divina ativando a Natureza, quando uma faísca emana do dedo de Deus para o de Adão. A pintura reflete a filosofia oculta de que a Natureza não é viva per se, mas recebe a vida pela mediação do Espírito, que não é uma inteligência abstrata, mas o doador de vida.

     O Ás de Espadas é representa um dom do elemento Ar, ou seja,  a mente como intelecto e força criativa. O Cristianismo chama a isso de Logos, a Palavra de Deus, o Verbo como Deus, criando o universo. Em termos psicológicos, o elemento Água simboliza a imaginação, com seu imenso potencial criativo. Sem inteligência (Ar), entretanto, essa possibilidade não toma forma, permanecendo vaga, difusa, onírica. Fogo e Água juntos criam vida. Água e Ar juntos criam a verdade, o real.

     O intelecto, sozinho, é inútil, até mesmo perigoso. Até que a Água ascenda ao ar como vapor, o Ar permanece árido, vazio. Portanto, se nós humanos nos guiarmos neste mundo somente pela lógica, desconsiderando o sentimento e a intuição, além de termos consciência de verdades sagradas, nós nos tornamos destrutivos, verdadeiras armas mortíferas. A mente necessita equilibrar-se com o espírito. Nossa inteligência, humana, não pode agir sozinha, mas deve deixar-se tocar pela centelha divina e só então agir para revelar a verdade, traduzir o real. Vários são os exemplos que a história e a mitologia nos oferecem desse momento de conexão entre o divino e o humano, entre o “que está encima e o que está embaixo”:  Moisés, ao receber as tábuas contendo os mandamentos, ou seja, as leis de conduta para os homens, porém sacramentadas pela inteligência e espírito de Deus. Na mitologia nórdica temos Odin, pendurado na Árvore Cósmica, Yggdrasill, para receber a iluminação através das runas, mantendo contato com a Mente Superior através de dois corvos, Hugin (pensamento) e Munin (memória).

     As Espadas dividem, cortam, seccionam. Elas separam o Céu (Espírito) da Terra (Matéria), o macho da fêmea, a luz da escuridão, a razão e o instinto. Essa divisão é necessária para o processo criativo pois se tudo permanecesse misturado somente haveria o caos. Sem o dia e a noite, sem as diferentes estações do ano, sem as leis e ciclos da Natureza, a vida não subsistiria. Essa divisão também nos auxilia a compreendermos o mundo. Entretanto, o que mais importa é estarmos integrados com ambas as polaridades, compreendendo-as como um todo, a fim de que experimentemos a vida e o universo de maneira única, interligada, ainda que lhe reconheçamos as partes, seus diversos componentes, os muitos elementos que nela atuam e de que maneira se manifestam.

     Numa leitura de tarot, dependendo sempre da sua posição no jogo, das cartas que a precedem ou seguem, e da questão explorada, o Ás de Espada pode significar inteligência. Pode representar um período de clareza mental, de capacidade de analisar ambos os lados de uma situação. O consulente está propenso a decodificar o problema, avaliar cada um dos seus aspectos e, finalmente, inteirar-se do todo que ele representa. Ou, talvez, a carta possa estar sugerindo que ele assim o faça, especialmente se for uma pessoa muito guiada pela emoção.  Mostra, também, uma personalidade poderosa, e isso é um grande dom pois habilita a pessoa a se relacionar com a vida de forma efetiva. Todavia, pode ser um lembrete de agressividade.

     Mais do que qualquer outro Ás, o de Espadas necessita equilibrar-se com outras qualidades. A lógica precisa estar ancorada na intuição, ou então corre o risco de ficar à deriva, à parte da realidade. O poder e a força necessitam da empatia dos outros, ou podem tornar-se arrogantes e destrutivos.  Como Espadas é um naipe tanto de emoções como de intelecto, o seu Ás pode representar sentimentos poderosos. O que é a raiva, o ódio além de sentimentos selvagens que se manifestam e elevam em ondas violentas? É necessário, então, deixar a maré baixar, as águas da emoção se acalmarem, para que a natural clareza e objetividade das Espadas nos removam dessa intensa emoção.

     ás-de-espadas O ato criativo é conflitante. Novas idéias conflitam com as antigas. Novos tempos, novas atitudes, novos comportamentos, novas leis, nova moral, novas tecnologias costumam enfrentar resistência e terem que lutar para se estabelecerem e se provarem eficazes. A própria simbologia contida na maioria das cartas que representam esse arcano assim traduzem essa dualidade Paz x Sofrimento (a lâmina dupla da espada, o ramo de palmeira (martírio) e o de louro (vitória). 

     Hoje, quarta-feira, e tendo o planeta Mercúrio como regente e elemento alquímico representado pelo naipe de Espadas, é dia de comunicar suas novas idéias, de saber por onde começar a dar forma e estrutura àquele novo projeto. Sua capacidade de aprender está muito ampliada, o que lhe ajuda a identificar problemas, falhas, peças a serem ajustadas, com bastante facilidade. Muitas oportunidades podem estar se abrindo à sua frente, surgindo através de mensagens, de notícias, de conversas, de avisos. Portanto, esteja alerta, procurando decodificar todos esses sinais. A Lua, em seu Quarto-Crescente, está em expansão, o que significa que as iniciativas feitas sob essa influência tendem a terem continuidade e perspectivas de bons resultados. Como o ano está sob a regência de Vênus (Afrodite), deusa do Amor e da Beleza, e em combinação com o valor numérico do arcano, 1 (um = Ás), é garantia de grande atividade no campo artístico, sendo um ótimo dia para estréias teatrais e cinematográficas, lançamento de livros, vernissages, ou mesmo para você começar aquelas aulas de desenho, pintura ou modelagem. A criatividade está em seu melhor aspecto, portanto confie em qualquer lampejo de inspiração que tiver.

     Em alquimia é sabido que Mercúrio tem um princípio feminino (Mercúrio Filosófico) e outro masculino (Sal), representado pelo próprio deus. O que o alquimista sabe, e nós precisamos nos valer disso, é que a união de ambos os princípios é o início da Grande Obra, da sucessão de transformações que nos transformam de Matéria Primordial em Pedra Filosofal. Portanto, aprendida a lição, lembre-se de conjugar sempre a lógica, a razão, a objetividade, a força mental, o intelecto, com a emoção, a intuição, os sentimentos e a espiritualidade. Thomas Szasz (1920), eminente psiquiatra norte-americano, defensor da idéia de que todos temos  direito exclusivo e adquirido do nosso corpo e saúde mental, autor de diversas obras muito conhecidas, entre elas “ O Mito e a Doença Mental”, diz o seguinte: “Algumas pessoas dizem que ainda não se encontraram. Mas o Eu não é alguma coisa que se encontre; é alguma coisa que se cria.”   É algo para se refletir, não é mesmo? Meditando na carta do Ás de Espadas, de preferência…

     Então, que tal aproveitar as energias de hoje e colocar em ação a construção de um Eu melhor, mais harmonioso, onde o amor e o prazer neutralizem a ansiedade, a raiva e a negatividade, permitindo, assim, que os nossos pensamentos, ao invés de serem usados como arma de destruição (inclusive a nossa própria), possam servir de veículo de ascensão?

     Tenham todos um ótimo e muito criativo dia!

“Não posso compreender por que as pessoas se assustam com as novas idéias. Eu me assusto com as velhas.”  John Cage, músico e escritor (1912-1992)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!