quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: 2 DE ESPADAS

     2_of_Swords Noutro dia estávamos conversando, enquanto almoçávamos, sobre sabores e texturas dos alimentos e suas combinações. Falávamos de como a culinária oriental é especialista nesses arranjos, sempre se utilizando de pimentas e espécies picantes em conjunção com sabores adocicados, de suave textura. Querem um exemplo: Os populares “rolinhos primavera”, entrada que não pode faltar em qualquer restaurante sino-coreano. Ou o quente-frio dos fumegantes petit-gateaux amenizados pelos gellatos. Invenção francesa.  Ou mesmo o nosso tradicional “Romeu e Julieta”, quando uma generosa fatia de goiabada (de preferência, cascão) se faz acompanhar pela brancura salgada de um delicioso Queijo-de-Minas. Acabamos rindo muito sobre algumas manias, meio escondidas, de combinações esdrúxulas como a de uma amiga que a-do-ra misturar maionese com farofa, porque, segundo ela, as texturas (lisa e escorregadia da maionese com a aspereza granulosa da farofa) se complementam. Dizer o que?

     Lembrei-me desse divertido encontro ao sentar-me para escrever sobre o 2 de Espadas, a nossa Carta do Dia. Acho que foi o conceito embutido de Yang e Ying, masculino (salgado, quente) e feminino (doce, frio) que se bem analisado, fica evidente que a essência de um pré-existe no outro, ainda que sejam opostos complementares. O 2 de Espadas pode, também, ser interpretado como uma batalha mental ou uma luta. Também pode ser visto como os dois hemisférios do nosso cérebro, o direito e o esquerdo, unindo-se para funcionarem como um todo. Nas receitas que meus amigos e eu comentávamos, também não se pode separar o quente do frio, o salgado do doce, o picante do suave, a textura mole e lisa da sua complementar áspera e crocante. Você não obtém o mesmo resultado, a mesma satisfação. Assim também não é possível ter-se Yang sem Ying e vice e versa.

     Quando um 2 de Espadas aparece numa leitura de tarot, sempre dependendo da sua posição na jogada e das cartas que o acompanham, além da questão a ser esclarecida, ele pode estar simbolizando a existência de uma guerra mental sendo travada pelo consulente. Qual dos dois lados dele não está em harmonia. O número 2 é, geralmente, sobre dualidade, equilíbrio de forças, cooperação, acordos, diplomacia, política. Este 2, em particular, do naipe de Espadas que representa o elemento Ar, fala de capacidade mental, capacidade de solucionar problemas, de equilíbrio mental. Então, em que nós, ao tirarmos esse arcano, precisamos trabalhar para restaurar a nossa paz de espírito? Sim, porque às vezes temos que estar preparados mental e emocionalmente para tomarmos decisões rápidas que venham a solucionar problemas iminentes.

     Creio que todos conhecem uma das mais famosas estórias bíblicas, atribuída ao Rei Salomão, considerado o mais sábio dos homens de seu tempo.

     Como governante que era e, portanto, juiz e mediador, um dia chegaram-lhe ao palácio duas mulheres trazendo o corpo inerte de uma criancinha. Ambas contaram a mesma história e fizeram as mesmas acusações entre si. As duas reclamavam o corpo do bebê para si, pois se declaravam mãe do mesmo. O que havia acontecido, segundo elas, era que ambas haviam dado à luz de seus respectivos filhos em datas muito próximas e uma delas, por acidente, havia asfixiado o filho por acidente, causando-lhe a morte e, escondeu o fato trocando-o pelo filho da outra. Elas brigaram e trouxeram a questão ao Rei para saber com qual das duas a criança sobrevivente deveria ficar.

      Apresentado com uma situação tipicamente 2 de Espadas, Salomão pede que lhe tragam uma espada. Espantadas, elas perguntam por que? O que ele iria fazer? Ele, sabiamente explica que como a situação parece não ter solução, ele irá cortar a criança, que ambas diziam ser seu filho, ao meio e entregar uma metade a cada uma delas. Assim ambas ficariam satisfeitas e a Justiça seria feita.

    Judgement_of_Solomon Um grito se fez ouvir no amplo salão de audiências do palácio real, quando uma das mulheres, caindo aos pés do Rei, implorou-lhe que não fizesse tal coisa. Nesse momento, Salomão soube que aquela era a verdadeira mãe da criança sobrevivente, pois unicamente uma mãe abdicaria da sua própria felicidade em criar seu fruto pela vida do mesmo. A sua estratégia mental para obter o resultado pretendido havia surtido o efeito que ele, e todos, esperavam.

     Portanto, quando estivermos numa situação 2 de Espadas, de um conflito interior, devemos nos lembrar desse julgamento bíblico, dando-nos tempo para pensar, refletir, fazer a melhor escolha que será sempre aquela que não irá destruir nada e nem a felicidade de alguém, inclusive a nossa própria!

     Na próxima festa de Natal, quando servirem o salgadíssimo tender, laqueado com melados e especiarias e recoberto com cerejas ao marasquino e fios-de-ovos, ou mesmo naquela reunião dominical quando somos confrontados com um lombo assado e servido com grossas fatias de abacaxi, ou ainda, pela manhã, na padaria da esquina, ao pedir meu queijo quente com banana, vou lembrar quantas vezes vivo, mesmo sem me aperceber, uma situação do gênero 2 de Espadas, combinando elementos, associando idéias, somando partes distintas e combinando-as harmoniosamente.

     E como hoje é quinta-feira, cujo regente é o expansivo Júpiter, a Lua continua em sua fase Crescente, espalhando sua luz e aumentando sua força, e com esse assunto de comidas a me aguçarem o apetite, acho que vou (só por hoje, prometo!) abandonar o regime e dar um pulo até a vendedora de tapioca e pedir uma, bem recheada. De queijo-coalho com doce-de leite, oras pois!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!