quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: 6 DE PAUS

     6 de paus A moça que faz a limpeza aqui em casa, além de iluminar o ambiente com o seu eterno sorriso de satisfação e do sábio uso de panos, escovas e outras poções perfumadamente clareadoras, chegou em estado de êxtase porque, depois de muito economizar, de trabalhar quase que todos os 7 dias da semana durante todo o ano, finalmente conseguiu pagar pela sua fantasia para o desfile das escolas na Sapucaí. Como ela mudou-se muito recentemente para comunidade na qual desfilará, não fez jus à gratuidade da indumentária, mas isso não a impediu de investir todos os seus esforços para realizar o seu objetivo e conseguir seu prêmio. Se a escola vai ou não ganhar, isso é outra estória, mas se depender de  dedicação, força de vontade, direcionamento de metas, e entusiasmo contagiante, faço-os saber, através deste Blog, que numa de suas alas desfilará uma campeã do carnaval!

     Lembrei-me dela, prolixa, esfuziante, descrevendo em detalhes a roupa que usará no próximo sábado ao tirar, na manha de hoje, o 6 de Paus como a Carta do Dia. É exatamente essa sensação de justo merecimento, de missão cumprida “no capricho”, de fé, coragem, determinação e o resultado positivo de todo um investimento de tempo, esforço, energias que o 6 de Paus simboliza.

     É a sensação daquele momento da quitação da última prestação da Caixa, dando-lhe o direito e a posse do imóvel que lhe custou 30 anos de investimentos mensais. É subir no palco para receber o diploma que lhe abrirá as portas de um mundo novo, com maiores expectativas, mas que lhe roubou horas de sono, de falta de diversão com os amigos, da compra de livros caríssimos. É o receber da correspondência dizendo que o seu projeto para organizar e comprar o material necessário para  aquelas aulas de hatha yoga na comunidade carente próxima à sua casa foi aprovado e que o seu sonho de levar um pouco do seu saber para quem tanto necessita começa a ser realizado. É pesquisar por semanas e meses até encontrar, num anúncio de jornal, alguém que aceite o seu carro na troca por aquele outro modelo que você tanto deseja ter. É o breve instante de iluminação, no meio do dia, que parece congelar por frações de segundo todo o tempo, mas o suficiente para você sentir-se inteiro, conhecedor de si próprio e do que quer para si mesmo. São aqueles momentos em que, ao terminarmos nossas orações, ou após qualquer outra forma de meditação profunda, temos certeza de que estivemos profundamente ligados com um nível superior de consciência, com aquilo ou aquele a quem chamamos de Divino.

     Essa carta, quando aparece numa leitura de tarot, sempre dependendo de sua localização, das demais cartas que a acompanham e da questão levantada, pode significar ótima saúde, sensação de grande bem estar, boas novas a caminho, resultados positivos e encorajadores depois de um longo tratamento ou uma cirurgia, a compra ou a troca de um veículo, de uma nova sociedade bem sucedida e harmoniosa, de uma união feliz e abençoada, de fama, de resultados positivos e lucrativos de investimentos, de crescimento dentro da estrutura de trabalho, de assumir o cargo de liderança ou chefia dentro de uma empresa. Enfim, ela é garantia de sucesso. Entretanto, e cabe aqui um alerta, isso não é e nem deve ser encarado como garantia de contínuo sucesso, de que agora se pode relaxar de vez, deitando-se sobre os louros da vitória e esquecer que a vida continua. Assim como o sucesso é inspirador e aquelas pessoas que atingem os altos patamares do reconhecimento público assumem caráter de heróis a serem imitados, concomitantemente, num momento de triunfo podem estar surgindo novos desafios a serem enfrentados, tais como inveja ou competitividade, a infidelidade ou as traições, e até mesmo as mórbidas fantasias da perda desse status, o medo de voltar a fracassar. Há um velho dito popular que garante que para se provar domador, há que se amansar um leão por dia. Todos os dias…

     Talvez o grande desafio de qualquer pessoa que é bem sucedida seja o de manter-se nessa situação. Olhe à sua volta e veja quantos “heróis” exemplares tivemos que, no auge de suas conquistas, sofreram quedas homéricas. Quantos artistas que, depois de lutarem muito para conseguir seu lugar ao sol, brilham intensa, mas fugazmente, e desaparecem no total esquecimento? Jogadores de futebol que passam, da noite para o dia, da condição de grandes heróis nacionais, salvadores da pátria, para o ridículo sadicamente exploratório das colunas de fofocas e manchetes dos jornaizinhos de terceira classe…

     De qualquer maneira, é tempo de celebrar mais esta conquista obtida através de muito otimismo, de uma intuitiva autoconfiança, de ações firmes e planejadas e realizadas passo a passo, com paciência e perseverança, de muita fé em si mesmo e na sua união com as ações do Universo. As estórias infantis estão repletas de exemplos que bem exemplificam e resumem a energia prometida pelo 6 de Paus: que o otimismo produz o sucesso que a pessoa espera e que basta acreditarmos verdadeiramente em nós mesmos para encontrarmos a energia que necessitamos para realizar o que desejamos.

     shakti Esta carta está relacionada Júpiter (otimismo, boa sorte) em Leão (teimosia, impulsividade e uma queda para o dramático), e também pode ser associada, no panteão das divindades hindus, a Shakti, vencedora, no comando das situações e sabendo como lidar com todas elas, harmonizada com os elementos e suas energias, autoconfiante, centrada em sua glória e dela irradiando segurança e bem estar.

     Portanto, espero que vocês, no dia de hoje, vibrem tanto quanto a Marinez (acho que havia esquecido de mencionar seu nome) e a sua tão sonhada fantasia. Encontrem razões para acreditarem nos seus sonhos e tomem as necessárias ações para concretizá-los, sem nunca atropelarem, pelo caminho, a ninguém. Em casos assim é sempre melhor cooperar do que competir. E procurem lembrar-se que não há maior força libertadora, melhor remédio para o sofrimento, melhor solução para os problemas do que a alegria e o êxtase que ela provoca.

     Tenham todos um alegre e vitoriosos dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!