domingo, 24 de janeiro de 2010

Carta da Semana: 8 DE COPAS

  57-Minor-Cups-08-nigeljackson    Esta é a última semana do mes e já estamos começando a experimentar a energia da Imperatriz, a regente de 2010, com mais intensidade.

     Parece que novas idéias, novos planos vão se delineando em nossas mentes; conversas com amigos sugerem a possibilidade bastante viável de novos empreendimentos; já retiramos da gaveta aqueles esboços do livro que pretendemos terminar de escrever e editar; começamos a programar aquela viagem tão sonhada, visitando sites e agências de turismo, verificando tarifas e hotéis, calculando o quanto teremos que guardar para, quando chegar o momento certo, termos o dinheiro necessário. Aqueles contatos de trabalho que fizemos no ano passado estão começando a ligar ou mandar e-mails querendo marcar uma nova conversa. Enfim, tudo parece estar se encaminhando bem, numa verdadeira gestação de idéias, de oportunidades, de novos sentimentos que, ainda não totalmente discerníveis ou realizados, estão em seu período de desenvolvimento embrionário.

     Então, nesta manhã, através de uma carta que elucidasse a energia dominante nesta semana, surge o 8 de Copas, uma carta que nos fala, praticamente, que é chegado o momento de virarmos as costas para o passado e seguirmos em frente.

     Não é nem uma, nem duas vezes na vida que nos vemos presos a situações, a pessoas, a trabalhos, a projetos, a sentimentos e emoções que não mais traduzem nossos interesses. Pelos quais não temos mais a mesma paixão e, ao contrário, nos sentimos deprimidos em ter que vivê-los e revivê-los, com um certo desgosto, uma amargura, uma sensação de que nos desgastamos por nada de real valor.

     Sim, foram fatos, idéias, ambições, esperanças, gente, sonhos que um dia nos foram bastante satisfatórios. Que vivemos até com muita intensidade e que neles investimos muito de nós, toda a nossa energia, mas que, a partir de um determinado ponto, deixaram de servir ao propósito de nos fazerem felizes. Acabamos presos, de alguma forma, a eles, seja por memórias, seja por comodismo, seja por falta de coragem, seja por total apatia, pelo completo desgaste de seus recursos, pela nossa própria mudança de valores ou, na pior das hipóteses, por piedade.

     O Oito de Copas nos fala de uma mudança consciente, em que se procura reconstruir uma nova vida evitando-se cometer os erros passados, seguindo com confiança, ganhando perspectiva  e aceitando ajuda no percorrer do novo caminho. É uma carta que nos fala de mudança no foco dos nossos valores, quando percebemos que devemos seguir nossos sentimentos (Copas = Água) e partirmos partirmos para uma jornada interior, uma jornada mais espiritual (Peixes = Espiritual), de autoconhecimento e de descoberta daquilo que realmente queremos e nos importa neste ciclo da vida.

     Quantas estórias já ouvimos de cidadãos muito bem sucedidos profissional e economicamente e que, num determinado momento, abandonam tudo para seguirem um outro projeto, para se dedicarem a uma causa humanitária, para se dedicarem a algo que era apenas um hobby? Mosteiros, conventos, , centros religiosos, escolas, organizações não governamentais, para citar alguns, são locais onde uma parte dessas pessoas encontra identificação e passa a reconstruir uma nova vida baseada em uma nova crença, ou filosofia, mudando de atitudes , abandonando antigas estruturas mentais, revendo conceitos de comodidade, de conforto, de bem estar.

     Essa é uma carta que quando aparece numa jogada, e dependendo de sua localização e das cartas que a acompanham, pode significar um estado depressivo, de auto-piedade, falta de objetividade, perda de interesse, de uma profunda tristeza, de solidão, uma morbidez e imobilidade que devem ser superados, vencidos por tomadas de atitudes, de revisão de conceitos, de avaliações realistas das situações que se vive e das razões que possam ser a causa original desse desencanto. À vezes vivemos situações há muito caducas, exauridas, deficientes pela maneira que encaramos o que é o viver e qual o nosso papel nessa experiência. Aqueles para quem esta vida é um “vale de lágrimas” e quantas mais chorarmos agora, quanto mais resignadamente sofrermos e nos autopunirmos, maiores serão as recompensas numa possível vida futura, encontram na meditação sobre essa carta do tarot uma possibilidade de se conscientizarem que o Amor é o dom maior que o Universo (ou o nome da divindade que melhor convier às suas convicções) nos oferece, de forma contínua e abundante e que nos fecharmos à ela é impedir o fluxo dessa energia vital.

     Partir para uma mudança, revendo as suas prioridades e  disposto a explorar um estilo de vida diferente, tendo a capacidade de ultrapassar obstáculos, desapegando-se de um passado que impede de vivenciar o presente em sua totalidade e encarar uma nova fase, com esperança, coragem e determinação, é o que nos sugere o 8 de Copas. É um ato voluntário, consciente, planejado, meditado. Afinal, a felicidade é uma questão de escolha, não é mesmo?

     Aproveite essa energia durante esta semana e procure abandonar hábitos e situações nocivas ou estagnadas, que não mais satisfaçam os seus interesses e o seu nível de crescimento espiritual. Defina novos objetivos e entregue-se à maravilhosa aventura pessoal de por o pé na estrada de um novo tempo em sua vida.

     Tenham todos um excelente domingo e uma semana de importantes autodescobertas!

     Imagem: NIGEL JACKSON TAROT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!