terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carta do Dia: ÁS DE PAUS

    64-Minor-Wands-Ace   Nós podemos saber todas as técnicas e os passos necessários a serem tomados para sermos bem sucedidos neste mundo, mas se a pessoa não estiver preparada e apaixonada, nada pode ser feito. No mundo atômico os átomos podem girar e girar, mas enquanto eles não estiverem prontos para se organizarem, eles só giram numa dança eterna. Quando num nível sub-atômico, os elementos constituintes dos átomos estão prontos, as mudanças ocorrem num quadrilhonésimo de segundo. É um relâmpago, uma faísca. É o “sucesso da noite para o dia”, mas que acontece somente depois de uma vida de preparação.

     A coisa mais importante que podemos fazer por nós mesmos, para nos lançarmos nessa aventura, é nos prepararmos, nos transformarmos. Construir nossa autoconfiança, deletando medos e inseguranças (e também aquelas pessoas que nos fazem sentir inseguros) e cultivar o talento e a … mágica!

     O sucesso que nasce de dentro de nós é verdadeiro, mas mesmo assim ele precisa ser “cozido em fogo brando” porque há um tempo natural e normal para que ele amadureça, se transforme, e possa ser saboreado com prazer. Enquanto esse processo acontece, aproveite para não parar de evoluir.

     As cartas do tarot cujo elemento é o Fogo, nos falam dessa fagulha divina, dessa centelha que temos dentro de nós que é, antes de mais nada transformadora. É um poder que possuímos de transformar em realidade tudo aquilo que imaginamos. É a criatividade em seu sentido mais puro e, portanto, mais completo. É a nossa capacidade de trazer à vida idéias, planos, sonhos, delírios de imaginação e podem simbolizar, também, até a própria geração de novas vidas. Não é por nada que o Ás de Copas pode, numa leitura de tarot, dependendo do assunto, do local onde se encontra na jogada e das cartas que o acompanham, significar gravidez.

     Fálico em sua representação gráfica, essa energia considerada masculina, produtiva, capacitadora, viril, instigante, entusiástica, imprevisível, vital e revigorante é um grande dínamo, gerando idéias, provocando impulso, dando partida no motor das nossas ações. Sentimos a energia flamejante dessa carta quando estamos cansados de atividades rotineiras, do dia a dia sem graça, da falta de estímulo, do vazio que se forma à nossa volta pela própria inação. O Ás de Paus chega em forma de uma idéia, de um relâmpago mental, de algo que sentimos muito mais do que podemos definir, mas que sabemos de sua força, pressentimos o seu potencial. É como uma semente que encontramos e resolvemos plantar. Não temos certeza exata qual a espécie de planta que obteremos, seu tamanho, suas cores, aromas, frutos. Nem mesmo podemos ainda prever o seu tempo de vida, se resistirá ao clima ou às carências ou dificuldades do terreno. Mas sabemos, com certeza, de que ali, embutida naquele grão, existe uma forma de vida pronta para, dadas as devidas condições, manifestar-se em seu próprio esplendor.

     Artistas parecem vivenciá-la num contínuo, transformando suas inspirações (inspirar = respirar) em composições magníficas, independente do tipo de atividade que pratiquem. Quantas vezes paramos para pensar de onde surgem as tramas dos livros que lemos, dos quadros que nos cativam a imaginação pela sua sensibilidade e ousadia, das novelas e filmes que assistimos, as letras das composições que parecem exprimir sentimentos que só nós vivenciamos, determinadas invenções das quais nos utilizamos e que tanto facilitam o nosso dia a dia, a tal ponto que acabamos achando absurdo que um dia tenhamos vividos sem elas.

     Pois é. Nascem dessa faísca , desse relâmpago que, combinado com diversos outros elementos, disposições e situações, acaba se transformando numa grande fogueira, num grande brilho, numa verdadeira “iluminação” interior. Lembre-se que o elemento Fogo está associado à letra hebraica Yod, que é a primeira letra do nome de Deus e que poderia ser interpretada como “começo”.

     Nem todas as idéias que temos acabam vingando. Algumas, e às vezes muitas, morrem pelo caminho, descartadas pelas suas reais impossibilidades ou simplesmente abandonadas pela nossa própria perda de interesse. Fogo é algo que deve ser constantemente alimentado, senão se extingue. Bem sabemos que não há paixão que resista à monotonia, ao descaso. Não à relacionamento que não precise ser renovado através de gestos, atitudes, disposições, sacrifícios, compromissos, confiança e tesão. Sim, e me desculpem os mais sensíveis, tesão, pois fogo é a representação do desejo, seja de criar, de construir, de fazer, de experimentar, de evoluir, de se transforma, mas também de amar, inclusive no sentido sexual.

     O que se deve observar quando essa carta surge é se não estamos ignorando as oportunidades que a vida nos oferece, relegando-as para um segundo plano, deixando de agir, pois o Ás de Paus é um presente, um dom que nos é dado pelo Universo mas que necessita que nos movimentemos para aceitá-lo. Também, e ainda em seu aspecto “sombra”, pode estar a nos dizer que achamos que essa energia, essa oportunidade nunca se extinguirá e que estará constantemente à nossa disposição. Isso é arrogância, insensibilidade e um mau uso de um poder que nos é oferecido.

     Portanto, no dia de hoje (e em todos os demais, é claro) esteja atento à sua intuição. Preste atenção aos seus sonhos e desejos. Fique receptivo às novas idéias e, em princípio, nada descarte por considerar inviável, “loucura demais”, absurdo (é claro que não estamos falando de nada nocivo, ilegal, imoral, anti-ético ou que prejudique de alguma forma o livre arbítrio alheio). Viva esse estado de entusiasmo, de animação, de alegria e tensão criativa. Procure sair da rotina. Faça um outro roteiro para ir ao trabalho, mude o cardápio do seu almoço, falte à academia e experimente uma aula de dança de salão; escreva um bilhete amoroso a quem ama, e, só por hoje, troque a passiva presença em frente ao monitor de televisão pela leitura de jornais, revistas e algum bom livro. Gaste menos tempo navegando a internet e vá visitar uma galeria de arte ou um museu. Procure olhar para as pessoas, objetos e situações com outro olhar, mais curioso, mais investigativo, deixando-se fascinar pelas formas, atitudes, comportamentos, expectativas, possibilidades. Atente para o fato que o Ás de Paus surge para lembrar-nos que possuimos algo maior, uma imortal centelha divina que faz de nós muito mais do que simples formas físicas num mundo povoados de outras tantas.

     Tenha um ótimo dia e não tema em embarcar numa aventura em busca de um sonho!

Imagem: VERTIGO TAROT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!