segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta do Dia: RAINHA DE ESPADAS

Título

Rainha dos Tronos do Ar

Elemento

Água (Binah) no Ar(Espadas)

Tetragramaton

He

Arcanjo

Tzafkiel

Nome Divino 

Yahveh Elohim

Mundo Cabalístico

Briah (mundo da Criação)

Sephirah

Binah (Compreensão)

Virtude

Silêncio

Vício

Avareza

Obrigações em cada Sephirah

nenhuma

Divindade na Árvore

Mãe, Mundo Interior

Atividade Social

Provedora, Cuidadora

Arquétipo Social

Mãe, Esposa

Correspondência Astrológica

Mercúrio em Virgem, Lua em Libra, Saturno em Libra

Planeta 

Saturno

Signo

Gêmeos

Pedra

Safira

    Swords13 (5) A mulher madura, a mãe, a mãe solteira, a viúva, a divorciada, a abandonada, são normalmente representadas pela Rainha de Espadas, ainda que, e é sempre bom lembrar, no tarô não há uma definição exata dos sexos. Um homem pode muito bem ser identificado com as características associadas a essa carta, assim como uma mulher pode compilar as qualidades e defeitos de, por exemplo, um Rei ou um Cavaleiro. Essa Rainha representa, também, a intelectual, a pensadora, filósofa, e, como não poderia deixar de ser, a madrasta má e a “rainha de gelo” das histórias infantis (e da vida real…).

     A Rainha de Espadas tem duas caras: ela é o juiz implacável, exigente ao extremo, absolutamente atenta a tudo,  ao mesmo tempo que pode ser uma simpática criatura, cheia de idéias, autônoma em sua forma de pensar e viver. Encontramos, com frequência, esse arquétipo representado nas figuras dos arquitetos, programadores de computadores, em pesquisadores e desenvolvedores de produtos, nos analistas de sistemas. Também os cirurgiões, os farmacêuticos, os cientistas e psiquiatras são pessoas que muitas vezes têm as características básicas da Rainha de Espadas. Arqueólogos e pesquisadores, além de escritores e editores também são, arquetipicamente falando, parecidos ao que esta carta do tarot simboliza.

     Isso tudo em virtude de ser, esta Rainha, dona de uma mente penetrante. Austera, honesta, íntegra, exigente e muitas vezes indiferente, ela também é classificada como uma personalidade reservada, severa, franca, fria, sempre absorta na solução de problemas, discernindo entre opções, discriminando. É absolutamente precisa, cética, inventora, alerta, afiada como a lâmina da espada que ela segura. Auto-disciplinada e absolutamente rigorosa e lógica, é imparcial, justa, competente e capaz de derrubar, com um só golpe, máscaras, defesas e pretensões. Estas são algumas qualidades que essa carta simboliza quando, numa tiragem, sai numa posição privilegiada dentro do esquema de interpretação escolhido.

     Quando, numa leitura de tarot, sempre dependendo das demais cartas que a acompanham, da sua localização na jogada, da questão proposta pelo Consultante e, principalmente, a quem ela, a Rainha de Espadas estará representando (o Consulente? Alguém da sua família ou relações? Uma estranha?), essa carta pode identificar uma pessoa muito crítica, sempre pronta para encontrar um defeito e apontar um dedo acusador. Uma pessoa dominadora, de língua afiada, que não se importa em ferir com uma calculada frieza de comportamento. Estéril e insensível às emoções alheias, vingativa, punidora e sempre se posicionando como juiz de qualquer questão e pronta para colocar a afiada lâmina da sua espada em ação.

     Quando nos identificamos com essa carta ou quisermos extrair dela, através da meditação, seus benefícios, podemos observar que ela nos fala, sobretudo, sobre justiça e lealdade. Nos recorda que é sempre bom definirmos o que tem realmente  importância antes de arriscarmos à perdas e sofrimentos. Que devemos analisar friamente as situações antes de agirmos e, assim, anteciparmos prováveis problemas. Que é chegado o tempo de sermos muito honestos com nossos assuntos pessoais e sempre aplicarmos os princípios da harmonia, do equilíbrio e da justiça. Outro aspecto bastante interessante que o surgimento dessa carta numa leitura pode simbolizar é o fato de que devemos procurar manter nossa liberdade pessoal e termos opiniões próprias, independentes de conceitos, modismos, ou interferências alheias. Esta, também, é uma carta que nos incentiva a abandonarmos o medo de vivermos plenamente nossas emoções e nos incentiva a nos abrirmos para novas oportunidades na área sentimental.

     Nesta segunda-feira, com a regência da Lua, em sua fase Minguante na casa de Áries, e com nossa Carta do Dia correspondendo a Saturno em Gêmeos, seria aconselhável nos atermos em  nos envolvermos em discussões e, ao invés, procurar melhorarmos nossa forma de comunicação, nos expressando de maneira clara, precisa, porém evitando sermos desafiadores, contestadores ou críticos em demasia. Não há motivos para criarmos tensões, não é mesmo?

     Tenham todos um excelente e confiante início de semana!

Imagem: BOSCH TAROT, por A. Atanassov

2 comentários:

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!