domingo, 9 de maio de 2010

Carta do Dia: REI DE ESPADAS

Título

Senhor dos Ventos e das Brisas

Elemento

Fogo (Chokmah) no Ar(Espadas)

Tetragramaton

Yod

Arcanjo

Ratzikiel

Nome Divino 

Yahveh

Mundo Cabalístico

Atziluth (mundo da Emanação)

Sephirah

Chokmah (Sabedoria)

Virtude

Devoção

Vício

nenhum

Obrigações em cada Sephirah

nenhuma

Divindade na Árvore

Pai, Sabedoria

Atividade Social

Administrador, Conservador

Arquétipo Social

Pai, Esposo

Correspondência Astrológica

Saturno em Touro, Júpiter em Gêmeos, Marte em Gêmeos

Planeta 

Zodíaco

Signo

Libra

Pedra

Turquesa

     Swords14 (5) Nos próximos 14 dias estaremos comentando as cartas do tarot pertencentes ao naipe de Espadas. Esse naipe refere-se ao Elemento Ar e Ar simboliza os pensamentos, constantemente em movimento. Nós não viveríamos se o Ar não estivesse intermitentemente movimentando os nossos pulmões, num processo que chamamos de respiração. Do mesmo modo, não conseguimos refrear o trabalho contínuo do nosso cérebro.

     Espadas é o naipe mais desafiador dos Arcanos Menores. Ele mostra como o “excesso” de pensamento, as grandes cismas, elucubrações ou conjecturas mentais, podem ser problemáticas, assim como, mesmo a lógica pode ser a sua própria ruína. Com o Elemento Ar nós vamos dissipando as névoas que encobrem a verdade, descobrindo que podemos enveredar pelo desconhecido, revelando-o à luz da razão. Mas não devemos nos esquecer que a espada é uma arma perigosa, de dois gumes, e quando usada para propósitos negativos o resultado pode ser a agressão, as brigas, as discussões acaloradas, os conflitos, a dor, as mágoas, o sofrimento e a crueldade.

        O Rei de Espadas é o grande líder. Ele é valente e reina através da força da autoridade. O castigo implícito na ameaçadora espada que carrega é raramente aplicado, pois ele simplesmente não necessita faze-lo, sendo muito diplomático e astuto. Ele é uma figura muito forte para ser ignorada ou subestimada e ele mesmo definiria o seu poder como “o direito divino dos reis”. Ele é muito esforçado, reconhecido como um grande trabalhador e lutará com todas as suas forças para construir o seu “reino”, de onde, naturalmente, espera ser admirado por todos. É o tipo de líder que as pessoas seguem facilmente.

     Esse Rei pode ser definido, em termos junguianos, como o Arquétipo do Guerreiro. As mais distintas características do tipo “guerreiro” são a sua agressividade, clareza de pensamento, estado de alerta, auto disciplina e habilidades adquiridas através do estudo e do treinamento, além da adaptabilidade e a consciência da morte. Também podemos incluir nessa lista a lealdade e a devoção a um ideal ou objetivo transpessoal, o que acaba fazendo com que ele se torne distanciado, inaccessível devido ao seu quase nulo envolvimento emocional. Mas ainda que ele possa parecer frio e severo demais, até mesmo inflexível, ele está apenas sendo justo à sua maneira e fiel às suas crenças e princípios. Ele é do tipo que destrói para abrir caminho para algo novo.

       Quando um Rei de Espadas aparece numa leitura de tarot, dependendo sempre da atribuição que lhe demos previamente (representa o Consultante, ou uma pessoa das suas relações), das demais cartas que o acompanham e da questão proposta pelo Consultante, pode simbolizar alguém intelectualmente bem dotado e muito ativo, sendo bastante bem sucedido. Um líder nato. Alguém muito mais inspirador do que ameaçador. Uma pessoa que se dedica à sua comunidade, às leis, à ordem pré-estabelecida e ao cumprimento da autoridade. Faz escolhas rápidas e também é bastante veloz nos seus julgamentos. Pode até ouvir os conselhos que ou outros lhe dão, mas irá, quase sempre, agir ao seu próprio modo. Ele pode ser brilhante e destruidor com aqueles que ousam debater com ele. Arriscaria a própria vida por aqueles a quem ama, ou sente-se responsável, ou defende, mas pode também ser bastante dominador. É um profissional destacado em sua área, experiente, controlado, analítico,  esforçado e acostumado a fazer as coisas à sua maneira. Pode ser alguém antiquado e que se recusa a mudar, preferindo seguir padrões estabelecidos e testados anteriormente. Ele não é o tipo de pessoa que alguém gostaria de ter como inimigo…

     Se, dependendo de como a leitura de uma determinada tiragem de tarot se desenvolve, notarmos os seus aspectos negativos, poderemos encontrar no Rei de Espadas a figura do sádico ou do masoquista, ambos envolvidos com a crueldade. Pode representar aquela pessoa que é mal intencionada, que causa conflito e é egoísta, pouco se importando com o bem estar dos seus semelhantes. Sabe o tipo que “põe lenha na fogueira” só para ver o estrago que causa? Ele é o cara. Obstinado e arrogante, ele, negativamente, é o protótipo do inquisidor. Ele também pode ser aquela pessoa viciada no trabalho, que não se permite um minuto de descanso, sacrificando-se pelos outros. Quando projetamos esse arquétipo nas outras pessoas, acabamos nos acovardamos e vamos adiando as ações necessárias, nos sentindo vencidos e intimidados antes mesmo de começar.

     Neste domingo, sob a reveladora regência do Sol, procure usar a sua capacidade mental para melhor compreender as suas necessidades e a maneira de satisfaze-las. É a maneira consciente com a qual nós lidamos com nosso inconsciente que nos permite um melhor entendimento de nós mesmos e nos ajuda a ultrapassar as meio-verdades, superstições e descrenças. E, mesmo que sejamos frequentemente abençoados com uma lufada de novas idéias, é necessário que as coloquemos em prática, através de ações concretas, partilhando-as com os outros. De nada adianta vivermos sonhando acordados, divagando numa esfera meramente mental.

     Um Feliz Dias das Mães para todas!

Ilustração: BOSCH TAROT, por A. Atanassov

Um comentário:

  1. Príncipe Alex, que bom que consegui achar o local de comentários, seguindo suas preciosas instruções. Espero mais uma vez ser brindada pela criatividade de suas preciosas crônicas, que além de interesantíssimas, prendendo a nossa atenção a cada postagem, são também uma fonte de idéias para serem aplicadas em leituras de Tarot, comparando-se a cada estágio uma forma de vivência a ser espelhada com o momento atual do consultante. Parabéns, que de DEUS o ilumine muito para continuar a nos ensinar as muitas faces do Tarot.
    Paz e Bem.
    Rosa Cristal

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!