quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carta do Dia: PAJEM DE ESPADAS

Título

Príncipe dos Ventos Violentos

Elemento

Terra (Malkuth) no Ar(Espadas)

Tetragramaton

He (final)

Arcanjo

Sandalphon

Nome Divino 

Adonai Ha Aretz

Mundo Cabalístico

Assiah (mundo da Matéria)

Sephirah

Malkuth (Reino)

Virtude

Discriminação

Vício

Inércia

Obrigações em cada Sephirah

Integridade

Divindade na Árvore

Terra, Grão

Atividade Social

Catalisador das Mudanças

Arquétipo Social

Mensageiro, Enviado

Planeta 

Terra

Signo

Gêmeos, Libra, Aquário

Pedra

Cristal de Rocha

    Swords11 (5) O que é que os advogados, os soldados, os policiais, os detetives, os diplomatas, os espiões, os esportistas, pilotos de carros de corrida ou de aviões, os bombeiros, caçadores, mensageiros, designers, quiropatas, instrumentadores cirúrgicos, paramédicos, os engenheiros, os mecânicos, os eletricistas, os torneiro-mecânicos, os encanadores, os carpinteiros, só para citar alguns, têm em comum?

     Resposta: são atividades típicas das pessoas que o Pajem de Espadas representa. São carreiras ou profissões que dão preferência a novas idéias e tecnologias, identificando e sabendo utilizar dos recursos, mecânicos ou não, que lhes são disponibilizados. Tornam-se alertas e defensivos quando necessário e dispostos a reagirem rapidamente a uma nova situação ou problema. São tão curiosos quanto uma criança pequena em sua descoberta do mundo que a cerca. Gostam de exercitarem suas mentes submetendo-as a desafios que requeiram talento, humor, inteligência e destreza. Sabem, muito bem, protegerem suas posições.

     O Pajem de Espadas é um jovem que ainda não aprendeu a arte da esgrima. O alerta desta carta é contra os erros causados pela imprudência, pelo arrebatamento e pela irreflexão que nos faz chegar a conclusões temerárias, sabendo que idéias impulsivas podem, muitas vezes, a reagirmos de forma desajeitada e abrupta. Ainda que esse jovem Pajem represente novas idéias, opções e oportunidades, ele muitas das vezes as “poda” com a sua maneira impetuosa e obtusa de brandir a sua espada. Por esse motivo, ele, que logo estará sozinho no mundo, agindo por conta própria, poderá encontrar problemas no estabelecimento e manutenção de seus contatos e amizades

     Numa tiragem de tarot, dependendo da função representativa que o Consultante tiver dado a essa carta (representa a ele ou a alguém de seu meio?), da sua posição na jogada, das demais cartas que a acompanham e da questão proposta para a leitura, o Pajem de Espadas pode simbolizar, em sua forma mais positiva, alguém espirituoso, vigilante, hábil, esperto, alerta, assertivo, ativo e audacioso. Alguém que goste de ser desafiado mentalmente, que gosta de prestar atenção em si mesmo e nos outros, coletando dados e informações. É disciplinado, dotado de um conhecimento prático, às vezes incorrendo em lugares-comuns na sua maneira de pensar. É bastante inquisitivo, astuto e perspicaz.

     Negativamente, o Pajem de Espadas pode representar pessoas que vivam sempre na defensiva, paranóicas, cheias de suspeitas. Podem ser personalidades ilógicas, vingativas, cáusticas, tolas, mordazes, contundentes, rancorosas. Fala também de abuso físico ou psicológico.

     De uma maneira geral esta carta representa tudo o que é novo, tudo o que é experimental, todas as novas formas de se pensar, Ela nos alerta a nos precavermos tanto da credulidade como da ignorância, que pode nos levar a protestarmos sobre algo em que não estamos bem fundamentados, a uma falta de confiabilidade generalizada e a tomadas de decisões bastante dogmáticas em sua essência. Nos lembra a permanecermos mentalmente saudáveis, a buscarmos tarefas e desafios que sejam desafiadores. Permitir-se descobrir a própria leveza de ser e de viver, usando sempre de muito humor e charme, evitando afirmações pré-determinadas, preconceituosas e tudo o que possa causar discussões. Esta carta fala-nos também para trabalharmos, de forma atenta e criativa com as imagens que surgem nas nossas mentes e também na dos outros.

     Se há um conselho que o Pajem de Espadas pode nos dar é o de levarmos a vida de maneira mais leve e solta. A não delegarmos aos outros o nosso poder e capacidade de discernimento. Que o valor de uma nova idéia não deve ser julgado pelo que ela é, no momento, mas apenas pelo que ela poderá vir a ser. É ter consciência que o que o ser humano pode compreender é muito menor do que as coisas realmente são. E como um conselho final, essa carta nos lembra que faz uma enorme diferença se compreendemos, ou não, nossa contribuição individual e, também, a usarmos da melhor forma as nossas habilidades, de tal maneira que possamos fazer com que nossas vidas sejam mais fáceis, mais bem intencionadas, mais divertidas de serem vividas, tanto por nós mesmos como por todos os demais seres humanos.

     Nesta quarta-feira, com Mercúrio como regente do dia e com a Lua Minguante (hoje Lua Negra) em Touro, podemos nos beneficiar para reorganizarmos os nossos projetos e percebermos que está mais fácil realizarmos nossos planos para o futuro. Além disso, Lilith (a Lua Negra) é um chamado para que nos dediquemos a explorar melhor os lados mais ocultos da nossa personalidade, procurando nos conhecermos mais e melhor, o que, certamente, só trará vantagens.  Portanto… aproveite para se conhecer melhor e usar as asas de Mercúrio para voar para o seu destino!

Imagem: BOSCH TAROT, de A. Atanassov

Um comentário:

  1. Menino, esse principe ontem fez coisa por aqui, heheheh,dia de vento fortissimo.Adoro seus textos, parabens e abraços!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!