domingo, 23 de maio de 2010

Carta do Dia: REI DE OUROS

Título

Senhor das Terras Férteis e Incultas

Elemento

Fogo (Chokmah) da Terra (Ouros)

Tetragramaton

Yod

Arcanjo

Ratzikiel

Nome Divino 

Yahveh

Mundo Cabalístico

Assiah (mundo da Manifestação)

Sephirah

Chokmah (Sabedoria)

Virtude

Devoção

Vício

nenhum

Obrigações em cada Sephirah

nenhuma

Divindade na Árvore

Pai, Sabedoria

Atividade Social

Administrador, Conservador

Arquétipo Social

Pai, Esposo

Correspondência Astrológica

Marte em Leão, Sol em Virgem, Vênus em Virgem

Planeta 

Zodíaco

Signo

Capricórnio

Pedra

Turquesa

 Minor-Discs-KingVaudeville     No tarot, o naipe de Ouros (também chamado de Pentáculos, Moedas, Pedras) representa a matéria, tudo o que é material, o mundo em que vivemos, nosso corpo físico, nosso dinheiro, nosso trabalho, nossas habilidades. O Rei de Ouros é a sua representação mais completa, pois é a quintessência do que consideramos saúde, conforto, bem-estar, sexo, riqueza, autoridade, poder.

     Essa carta é sempre uma forma de nos recordarmos que somos nós mesmos que criamos essas condições, através das nossas atividades e empenho e que, quando não fazemos de forma harmoniosa ou bem direcionada, quando perdemos o controle das nossas intenções, podemos acabar nos tornando indivíduos predatórios, insatisfeitos.  Esse desiquilíbrio manifesta-se numa atração irresistível pelo dinheiro, na compulsão sexual, nas dependências e vícios, inclusive na compulsão doentia pelo trabalho. Toda desarmonia é sintomática e, talvez, seja necessário que enfrentemos o animal predador que se abriga dentro de nós, afim de reconhece-lo como tal e poder controla-lo, estabelecendo uma convivência mais pacífica.

     Através das cartas do naipe de Ouros, cujo elemento é a Terra, temos a oportunidade de nos apercebermos de que a nossa grande fonte de recursos _ nosso campo e nossa colheita, nosso parreiral e nosso vinho _ somos nós mesmos. Tudo vive dentro de nós e se manifesta através do nosso corpo. É necessário, então, que criemos uma vida e um estilo de trabalho que se ajuste à nossa personalidade. O ideal é que nós mesmos nos cultivemos, tornando-nos os arquitetos, os artistas, os construtores da nossa própria vida.

     O Rei de Ouros, quando usado como “significador” numa tiragem de tarot, ou seja, uma carta que representa uma pessoa, inclusive o Consulente, quase sempre ilustra um indivíduo (homem ou mulher) prático, generoso, conservador, que é ligado à natureza e ama os animais. Não é necessariamente um intelectual, como, por exemplo, o Rei de Espadas, nem mesmo costuma manifestar interesse por assuntos espirituais ou esotéricos, como os Reis de Copas e de Paus, mas tem grande habilidade para a matemática, para o trabalho com números. É o que se costuma chamar de um “diamante bruto”. Falta-lhe determinados “acabamentos” sociais, mas nem por isso questiona-se a sua sabedoria, coragem, auto-disciplina, paciência, fidelidade, austeridade, rigidez de princípios morais uma natural e muito evidente aptidão para os negócios.

     Encontramos excelentes representantes desse arquétipo (Rei de Ouros) na figura de profissionais que lidam diretamente com dinheiro _ banqueiros, financistas, investidores, corretores de imóveis ou da bolsa de valores, especuladores, comerciantes, vendedores, agiotas, contadores _ e também em profissões ligadas à saúde física, tais como os médicos, paramédicos, terapeutas, massagistas. Aqueles que trabalham na agricultura, os fazendeiros, os criadores de gado, os lavradores também se encaixam nas características dessa carta e de seu elemento. Os técnicos e treinadores esportivos, os que trabalham em mercados e grandes atacadistas, os comerciantes de cosméticos e os vendedores de remédios e demais produtos relacionados à saúde ou bem estar físico. Também os carpinteiros, os “chef” de cozinha, os bombeiros, policiais, seguranças, são algumas das atividades relacionadas à proteção do patrimônio e à criação de melhores situações neste plano de existência.

     Quando, numa leitura de tarot, a carta do Rei de Ouros aparece mal dignificada, ou seja, numa localização negativa ou de obstáculo, sempre dependendo da análise conjunta das demais cartas que a rodeiam e da questão proposta pelo Consultante, ela pode estar se referindo a problemas pessoais do Consultante, ou da pessoa a quem essa carta foi determinado representar, em relação a se ciumenta, possessiva, intolerante, desconfiada. Ignorância, rudeza, vulgaridade, insensibilidade, pouco jogo de cintura, letargia, impaciência e voluptuosidade completam o quadro.

     Neste domingo, sob a regência do Sol, cujo círculo e brilho intenso sempre representou as riquezas, e que sem a sua luz não haveria o que chamamos vida, sobre a superfície da Terra, é uma ótima ocasião para aproveitarmos  para reavaliar os nossos reais talentos e habilidades e o nosso desejo por uma vida mais produtiva e enriquecedora. Seria bom se fizéssemos um levantamento do que nós conquistamos até agora e do que ainda nos falta para sermos mais felizes. Não podemos deixar abandonado o que plantamos, nem em nossos jardins, em nossas terras ou em nossa vida. Tudo que é importante que dure precisa ser continuamente cuidado e reavaliado, inclusive a nossa situação financeira real. E, não nos esqueçamos que as sensações, os sentidos e o prazer são a verdadeira medida da nossa fortuna.

     Tenham todos um muito generoso domingo!

Imagem: VAUDEVILLE TAROT, por F.J.Campos

3 comentários:

  1. cada dia melhor
    sempre fiel
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. Príncipe Alex - Senhor da Mente Fértil
    Vc terminou com maestria a pesada série numérica do Naipe de Espadas, nos ensinando a conduzir o nosso dia-a-dia, espelhando nos ensinamentos do Tarot, os caminhos tortuosos ou alegres que temos de seguir, lembrando sempre que ... tudo passará ...
    Agora estou ansiosa esperando o desenrolar das novidades do Naipe de Ouros, que vc instigantemente já introduziu com o Sol de Domingo.
    Sempre sua fã e aluna
    Rosa Cristal (aguardando seus ensinamentos)

    ResponderExcluir
  3. OI!
    ACHEI ESSA CARTA REI DE COPAS NO CHAO AQUI EM NY ONTEM ANDANDO COM AMIGO NO RIVERSIDE!
    GUARDEI E PROUCUREI NO GOOGLE VOCES.
    A CARTA REPRESENTA O MOMENTO EXATO QUE ESTOU PASSANDO.
    MUITO INTERESSANTE
    MUITO OBRIGADA
    ACREDITO FIRMAMEMENTE NA FORCA DA MENTE
    NA ENERGIA ASTRAL
    NA LEI DO KARMA
    TODO AMOR
    MARIANNE
    NAMASTE -:)

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!