quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carta do Dia: 8 DE ESPADAS

                                              MENSAGEIRO
     “Eis aqui, meu amigo, aquele que era então um menino pequenino!”
                                                  O SERVO
     “Desgraçado! Por que não te calas?”

                     ……………………………………………………….

                                                   ÉDIPO
     “A criança de quem se trata, tu lhe entregaste?”
                                                 O SERVO
     “Sim! Melhor fora que nesse dia eu morresse!”
                                                   ÉDIPO
     “Pois é o que te acontecerá hoje, se não confessares a verdade!”
                                                O SERVO
     “Mas... com mais certeza ainda, se eu disser a verdade, estou perdido!”

                   ………………………………………………………….

                                                O SERVO
     “Pois bem! Aquele menino nasceu no palácio de Laio!”
                                                  ÉDIPO
     “Era um escravo? Era um descendente dele, ou de sua família?”
                                                O SERVO
     “Ai de mim! Isso é que me será horrível dizer!”
                                                  ÉDIPO
     ”E para mim será horrível ouvir! Fala, pois! Assim é preciso!”
                                                O SERVO
”     Diziam que era filho dele próprio. Mas aquela que está no interior de tua casa, tua esposa, é quem melhor poderá dizer a verdade.”
                                                  ÉDIPO
     “Foi ela que te entregou a criança?”
                                                O SERVO
     “Sim, rei.”
                                                  ÉDIPO
     “E para quê?”

                                                O SERVO
     “Para que eu a deixasse morrer.”
                                                  ÉDIPO
     “Uma mãe tez isso! Que desgraçada!”
                                                O SERVO
     “Assim fez, temendo a realização de oráculos terríveis...”
                                                  ÉDIPO
     “Que oráculos?”
                                                O SERVO
     “Aquele menino deveria matar seu pai, assim diziam...”
                                                  ÉDIPO
     “E por que motivo resolveste entregá-lo a este velho?”
                                               O SERVO
     “De pena dele, senhor! Pensei que este homem o levasse para sua terra, para um país distante... Mas ele o salvou da morte para
maior desgraça! Porque, se és tu quem ele diz, sabe que tu és o
mais infeliz dos homens!”
                                                  ÉDIPO
     “Oh! Ai de mim! Tudo está claro! Ó luz, que eu te veja pela
derradeira vez! Todos sabem: tudo me era interdito: ser filho de
quem sou, casar-me com quem me caseie e eu matei aquele a
quem eu não poderia matar!”
     (Desatinado, ÉDIPO corre para o interior do palácio.)

Édipo e o Servo, em “Oedipus Rex” _ Sófocles, Séc. V a.C.

   Swords08 (5)   O 8 de Espadas é uma carta que se refere a um aprisionamento de algum tipo, a um bloqueio de energias, inclusive as psíquicas. Um famoso humorista, referindo-se a essa carta, disse uma vez, parodiando a famosa frase de René Descartes (1596-1650): “Penso, logo eu… fico confuso!”.

     Na Árvore da Vida cabalística, todos os 8 correspondem a Hod, a Sephirah que simboliza a inteligência ativa, o intelecto. Hod está relacionado ao pensamento objetivo, analítico e de extrema rapidez, visto que o planeta Mercúrio também é associado à essa esfera situada quase na base do esquema da Árvore da Vida. Visto que o naipe de Espadas, em sua essência, simboliza as atividades mentais, podemos deduzir então que o 8 de Espadas, por situar-se na Sephirah Hod (Glória, Esplendor), soma os seus potenciais, exaltando-os, tornando a linha de pensamento muitas vezes confusa, dúbia, sem saber qual caminho seguir, qual decisão tomar.

     A maior virtude de Hod é a Veracidade e nós muito bem sabemos o quanto essa virtude é difícil de ser atingida, e o quão dolorosa ela pode ser! Não é apenas sermos verdadeiros com os outros, mas também com nós mesmos, e essa é a mais difícil, a mais agoniante verdade a ser aceita. A busca pelo conhecimento pode nos colocar em perigo, especialmente no aspecto psicológico, e é por isso mesmo que os cabalistas creditavam o Arcanjo Miguel, o chefe das milícias celestes, a Hod, junto com o Arcanjo Rafael, o curador, que deveria ser invocado em caso de grandes “ferimentos” psíquicos.

     A força e o poder dessa obra-prima de Sófocles, “Oedipus Rex”, com suas emoções, sua beleza, sua coragem, sua tensão, continua, 25 séculos depois de ter sido escrita, a impressionar e emocionar platéias, a provocar debates, a ser usada como assunto para teses, a simbolizar um dos maiores “complexos” que a psicanálise identificou. Isso tudo deve-se a um homem, uma mente mortal que foi capaz de juntar palavras de tal forma que, ainda hoje, elas repercutem no mais fundo da alma humana. Isso é o que em cabala se chama de A Visão do Esplendor, que não por acaso, é o nome que se dá à experiência espiritual que obtemos nessa Sephirath.

     O trecho grifado acima, extraído de passagens da peça “Oedipus Rex”, nos mostram o momento em que, finalmente, Édipo encontra a verdade que tanto procurava. Sim, ele era filho de Laio e Jocasta. Sim, ele era tebano e não coríntio, como pensava. Sim, o oráculo se cumprira e ele matara seu pai e casara-se com sua mãe. Sim, sua própria mãe o entregara ao seu Servo de confiança para que o matasse, mal acabara de nascer. Sim, seu nome, Édipo (oedipus = pés inchados), e o defeito que tinha em seus pés, devia-se ao fato de ter sido amarrado pelos pés a uma árvore e abandonado à mercê da própria sorte, para ser devorado pelos animais. Sim, ganhara o título de rei e a mão de Jocasta derrotando o enigma da Esfinge (“Qual é o animal que pela manhã tem 4 pernas, à tarde, 2 e à noite tem 3?”) mas não fora capaz de decifrar seu próprio enigma. Talvez a Esfinge fosse uma cilada dos deuses para que a profecia finalmente se cumprisse integralmente. O quebra-cabeças está formado e Édipo sente-se só, perdido, vítima de um destino cruel. Sabe (ou pelo menos presume) que será abandonado por todos, que todos se horrorizarão de estarem à sua presença. Ele, o parricida e o filho incestuoso.

     Quando um 8 de Espadas surge numa leitura de tarot, sempre dependendo da sua posição na jogada e das demais cartas que o acompanham, bem como do assunto de interesse do Consultante, pode significar bloqueios, obstáculos, aprisionamento, restrições, isolamento. Censura e auto-censura. Temer a liberdade pessoal. Pode simbolizar o fato do Consultante ter erguido um muro que o separa dos seus sonhos. Um momento de crise. Obsessão. Desespero. Não conseguir livrar-se do confuso emaranhado de fatos em que a situação parece ter-se tornado. O Consultante pode estar permitindo que outras pessoas interfiram, seja por inveja ou por trivialidades, no seu equilíbrio psíquico. Doença. Estar impossibilitado de deixar o leito ou locomover-se. Imobilidade. Preguiça. Insatisfação, muitas vezes injustificada, com conquistas obtidas no passado. Sentir-se abandonado pelos outros.

     É muito comum, pessoas que são alcoólatras, ou que tenham algum tipo de vício ou dependência, inclusive sexual, se considerarem banidas, párias sociais, indignas do convívio com o grupo. É exatamente esse o alerta que o 8 de Espadas faz: não se isole, nas se restrinja, não crie limitações, amarras, obstáculos, impedimentos ou desculpas. Peça ajuda. Estenda a mão e peça o auxílio de seu semelhante. Inúmeras são as associações, os grupos de terapia, os profissionais qualificados que podem remover essas falsas amarras que nos impomos. O grande problema enunciado por essa carta é a idéia de “pré-conceber” algo, ou seja, presumir que não conseguirá livrar-se, presumir que ninguém lhe dá atenção, presumir que todos lhe virarão as costas, presumir que está perdido sem um guia que possa ajudar. Companhia e contato humano são essenciais pois necessitamos de outras pessoas que possam nos apontar uma nova perspectiva para aquilo que chamamos de “meu problema”.

     Quando, numa jogada, o 8 de Espadas sai bem localizado, ou bem dignificado, como se usa dizer, podemos perceber que o Consultante está apto para viver a sua própria liberdade. Que o caminho à sua frente está menos acidentado. Que a sua forma de pensar está mais clara. Que há um súbito desaparecimento dos problemas que pareciam persistirem. Pode, sob determinadas circunstâncias, significar que o Consultante apercebeu-se que estava se dedicando em demasia a algo ou a alguém que não valia o esforço, e está com um novo projeto de vida. Alegria, felicidade. Retorno ao convívio social. Comportamento mais liberal. As coisas se movem, caminham, ainda que muito trabalho e empenho pessoal sejam necessários. Significa, também, a solução de um problema pois o Consultante encontrou “a chave” do mistério. As recompensas ainda estão bastante distantes e ainda resta muito a caminhar, mas há uma sensação de que alguns obstáculos já foram ultrapassados e as pessoas, que poderiam estar impedindo o caminhar, afastam-se, abrindo passagem. O Consultante começa a olhar a vida sem ter “areia” para lhe embaçar a visão. Depois de muito quebrar a cabeça, de muito raciocinar, de muito pensar em busca de soluções, a mente parece clarear-se, iluminar-se. A verdade triunfa.

     Édipo, finalmente, tem à sua frente um quadro da sua tragédia pessoal. Todos os elementos que ele necessitava para conhecer a sua verdade foram expostos. Cabe a ele decidir como utilizar essa verdade que tanto buscou. Como esse conhecimento irá, ou não, libertá-lo da cegueira, da escuridão mental em que viveu toda a sua vida adulta, dependerá exclusivamente dele e do quanto os que lhe são próximos estarão dispostos a ajudá-lo nessa crise. Ele, o herói que libertara toda uma nação das garras impiedosas da Esfinge, usando o seu brilhante raciocínio, uma vez mais desvendou um mistério: o seu próprio.

     Hoje a Lua Crescente está em Virgem, o que pode significar ser um ótimo período para nos organizarmos, inclusive mentalmente, abandonando medos, tensões e permitindo um novo fluxo de idéias. É um convite para que sejamos mais realistas, que não desviemos os nossos olhos e os nossos pensamentos da verdade que se nos apresenta, mas que procuremos, inclusive com a ajuda alheia, a superar nossa possível falta de confiança pessoal, nossos receios, e nos abramos, confiantes, para tempos melhores.

     Tenham todos uma ótima quinta-feira, livre das falsas ilusões!

Imagem: BOSCH TAROT, por A. Atanassov

13 comentários:

  1. Comecei os estudos do tarot e hoje abri as cartas com uma preocupação em mente relacionada a um certo acontecimento que poderia ter desdobramentos negativos. Abri o jogo de três cartas (a carta central é a 1; a carta 2 á direita e a carta 3 à esquerda representariam uma ampliação da resposta do tarot:

    1 A Carruagem (Arcano VII)
    2 A Morte (Arcano XVII)
    3 8 de Espadas

    Que leitura vc faria desse jogo?

    ResponderExcluir
  2. Não sei os significados (positivo/negativo, o que favorece/o que desfavorece, passado/futuro, etc) que você deu às cartas 2 e 3, já que deduzo que a carta de nº1 signifique o "momento atual".
    O Arcano VII, o Carro, é sempre (quando bem dignificado) sinal de movimento, de avanço. Portanto, o que quer que o esteja incomodando no momento está em processo de se extinguir, de mudar, de alterar, de evoluir.
    Se não atribuirmos nenhum significado especial às outras 2 cartas e as utilizarmos como uma "extensão" da leitura da primeira (como se fora uma única frase cartomântica), eu diria que é necessário que você não perca as reais perspectivas (8 de Espadas) e permita que os ajustes necessários (a Morte) sejam feitos, acontecendo de forma natural, sem impedir (por medo, falta de confiança, insegurança, fantasias, auto-piedade, etc) que ciclos se concluam.
    Utilize a foice da Morte para cortar as amarras do 8 de Espadas e embarque numa nova aventura, que é a promessa do Carro!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante interpretação !

    ResponderExcluir
  4. ÉDIPO SE CEGOU. SEJA POR CULPA, SEJA POR EXCESSO DE INFORMAÇÃO COMO DISSE FOUCAULT, DE QUALQUER FORMA NÃO É UM BOM FIM.
    ESSA CARTA É UMA M...QUEM QUER VIVER UMA TRAGÉDIA GREGA PESSOAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Tatti, com a sua premissa: "quem quer viver uma tragédia pessoal?". Entretanto tragédias pessoais, em maior ou menor escala, acontecem e nem sempre podemos evitá-las. O que fazer nesse tipo de situação? Como encarar o problema? Como se situar no conflito? Como aceitar-se como agente ou vítima do Destino? Cada um de nós lida de forma diferente com essas "tragédias", não é mesmo? Acredito que, ainda que possamos nos tornar vítimas de um excesso de informação, é o conhecimento que nos liberta. A ignorância pode ser muito confortável e útil para evitar a consciência do sofrer, mas ela não permite que se adquira a necessária experiência que o processo (ainda que seja um verdadeiro Gólgota) fornece para que possamos, ao menos, entender e/ou justificar semelhantes situações no futuro. Muito agradecido pelo seu comentário!

      Excluir
    2. Quem quer viver uma tragédia grega pessoal?
      Todo aquele que não evita (o confronto com) a verdade.
      Há que não esquecer que o sofrimento e a dor são parte inerente da nossa evolução, porque são inseparáveis dessa mesma verdade e do prazer.
      Como escreveu Alex, "a ignorância pode ser muito confortável e útil para evitar a consciência do sofrer", mas ela não permite que se adquira a necessária experiência que o processo" demanda para que possamos alcançar o prazer. E, por certo, não haverá maior prazer que o da verdade que nos liberta.
      E a verdade que nos liberta é o Amor!

      Excluir
  5. Olá Alex! Há um tempo venho cruzando com cartas no meu caminho, e sempre busco o significado do Tarot para saber o que a vida está querendo me dizer. Já tinha acontecido 3 outras vezes comigo e o significado foi sempre importante e me deu força para aquele momento. Agora, aconteceu algo novo. Ontem encontrei uma carta no chão, o 9 de copas, e hoje encontrei uma outra, o 8 de espadas. Há uma interpretação para esse jogo que a vida me trouxe? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Creio que você deva continuar buscando os significados das cartas, como já vem fazendo e utilizar sempre da sua mais fiel conselheira: a intuição. Paz e Sucesso, sempre!

      Excluir
  6. Olá Alex, vim pedir uma ajuda. Fiz uma leitura para mim mesma pois estou estudando o tarô, e segui o método da "Tiragem da vida" do livro da taróloga Josephine Ellershaw, e na área da vida sentimental saíram as seguintes cartas nessa sequência: 7 de ouros, 2 de espadas e 8 de espadas, sendo que uma carta fica no topo deste conjunto e esta foi o rei de espadas.

    Bem, eu simplesmente não tenho vida sentimental nem ninguém em vista, mas estou procurando na internet tudo que é interpretações para essas cartas e está um grande enigma pra mim, sendo que as outras áreas que aparecem na tiragem da vida eu consegui entender. Se você puder me ajudar, como vc entenderia essa sequência, sendo que a Ellershaw disse que sempre funcionam em progressão, então poderia ser passado presente e futuro, ou presente futuro futuro, ou as três futuros...mais ou menos isso. Te agradeço muito a atenção. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cami! Agradeço o seu contato e a oportunidade feliz de, através do seu comentário, esclarecer algo que creio ser muito importante a todos aqueles que se dedicam, como eu, ao estudo da cartomancia em suas diversas possibilidades e linguagens oraculares: o sucesso de qualquer leitura reside 75% na questão, na maneira que a pergunta é formulada.
      No caso que você apresenta acredito que não tenha havido, da sua parte, nenhuma pergunta realmente objetiva. Talvez tenha sido uma "geral" e, portanto, muito sujeita à "generalidades", falta de foco.
      Como você mesma diz, a questão amorosa não é uma preocupação sua momentaneamente, portanto não havia nem necessidade de você se preocupar com a resposta. Além disso, basta ver que nem mesmo uma carta do naipe de Copas, ou mesmo um Arcano Maior mais favorável, apareceu nesse esquema de jogo, apenas uma predominância do naipe de Espadas (razão, raciocínio, lógica, comunicação). O 7 de Ouros, como você sabe, é a carta que costuma aparecer quando precisamos lembrar que é preciso paciência, perseverança e, inclusive, aceitação, na obtenção de resultados.
      Portanto, minha cara colega estudante, se eu puder e você me permitir um conselho: não se preocupe com "exercícios" e tiragens de estudo, especialmente aqueles que fazemos para nós mesmos: costumam ser confusos, ineficientes, até mesmo decepcionantes pois lhes faltam objetividade, energia e, sobretudo, uma impessoalidade na obtenção da resposta.
      Boa sorte em seus estudos e, quando estiver novamente confusa sobre uma combinação de cartas, experimente abandonar os livros, os manuais, as regras conhecidas e use tão somente a sua intuição. Olhe para as cartas como se fossem quadros numa exposição ou, então, fotogramas de um filme: descontraia-se e invente uma historinha com elas. Invente muitas historinhas e deixe, com isso, um caminho livre, sem censura, para que sua intuição aflore.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção e pelas dicas Alex, com certeza vão me ajudar. A propósito, gostei muito do seu blog; enriquecedor. Parabéns!😊

      Excluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!